Afiação de facas Bem, eu espero que vocês estejam preparados para mais uma postagem de muitas coisas legais que eu tenho certeza qu...


Afiação de facas


Bem, eu espero que vocês estejam preparados para mais uma postagem de muitas coisas legais que eu tenho certeza que vocês irão gostar. 
Hoje falaremos de um objeto que desperta paixões (ou acaba com ela, de forma meio violenta) ou muito medo: facas. Calma, crianças, ainda não ensinarei vocês a matarem porcos e coelhos, mas tenho certeza que vocês iriam gostar muito da demonstração. Falaremos sobre a faca em si, como utilizá-la, como afiá-la e como mantê-la sempre bem cuidada e sem dentes. Então protejam seus dedinhos, porque hoje o negócio é afiado!




Bem, eu tenho certeza que todos vocês possuem facas em suas casas. Tenho certeza também que grande parte delas não estão com fio algum há muito tempo, e você as utiliza como uma faca de serra, colocando força, já que a lâmina da pobre mais parece uma colher. Você já pediu ajuda pro seu namorado, irmão ou pai para afiar, mas ela voltou mais cega que antes, porque ele “acha” que sabe amolar também, mas no final não deu em nada... Não se sinta ruim, amiguinha! Tio Bruno está aqui hoje para acabar com a sua indolência e a sua falta de vergonha de amolar direito a suas faquinhas. “Ai, tio obeso, mas eu tenho medo de faca muito afiada, porque posso me cortar e ter que fazer uma cirurgia plástica depois...” Querida, francamente! Se você tem medo de facas, você deveria estar lendo a Gabriela Castelo sobre moda e maquiagem, não sobre gastronomia! Então de uma vez por todas: FACA AFIADA É MUITO MAIS SEGURA QUE UMA FACA CEGA! A faca foi feita para cortar rapidamente, sem a utilização de força ou esforço. Colocando força em uma faca cega, você corre perigo de ela escapar da sua mão, furar sua barriga e todos os seus órgãos caírem no chão! Tá... foi brincadeira... cai só um ou dois. Mas sim! Uma faca cega não é confiável! Então sempre mantenha suas facas em um local apropriado, longe das crianças, bem armazenadas e afiadas.


Antes de ensinar a afiar, falemos sobre a faca em si. A faca consiste em uma chapa de aço, inoxidável ou não, com um cabo que pode ser de diversos matérias. A chapa de aço possui uma grossura de mais ou menos de 0,3 a 0,5 milímetros, onde uma das extremidades recebe um desbaste em suas laterais, em forma de V, adicionando assim o fio. A faca por ter diversos formatos e tamanhos, isso depende da sua finalidade, mas uma coisa que deve ser sempre lembrada: a faca precisa ser inteira feita com uma chapa ÚNICA de aço, lâmina e cabo. Facas que são presas a cabos de plástico, por exemplo, não são confiáveis pois podem soltar e causar um desastre. Procure sempre comprar facas melhores, veja se a parte de aço vai até a base, para que não haja surpresas desagradáveis futuramente.


Aí você compra a faca que vem afiadona, e uma semana depois ela está igual a suas facas fuleiras, que você certamente já desapareceu com ela com medo de uma perfuração de baço. Aí você pede para algum homem (hetero, já que seu amigo gay provavelmente não se prestaria a isso) e ele passar a mesma com força numa chaira, de qualquer jeito e diz pra você que ela está afiada. Você a testa e vê que não mudou bulhufas e ele vai jogar em você a culpa por não saber cuidar das suas facas. Então, hoje minha filha vai no supermercado ou numa loja especializada, vai comprar:



·         Uma pedra de amolar de duas faces (uma mais grossa e uma mais fina);

·         Uma chaira do tamanho ou mais que a sua faca;

·         Cul&%#$@ pro homem que disse que sabia afiar a faca.




Não utilize o piso da sua casa, ou aquela pedra que está joga no seu quintal. Ela só irá terminar de destruir o fio da sua pobre e sofrida faca. Utilize sempre o material feito para aquela função, nunca gambiarras! Colocarei algumas imagens ilustrativas para ajudar na compreensão. Você ira molhar a pedra que você comprou e apoia-la em uma pano úmido, se ela não tive vindo com apoio próprio. Deixe a parte da granulação mais grossa para cima. Posicione a lâmina na lateral de umas das extremidades, e com uma das mãos coloque uma pequena pressão em cima da lâmina, e a arraste em direção a outra extremidade. Faça a mesma coisa com o outro lado da lâmina, lembrando que você tem que passar os dois lados da faca o mesmo número de vezes. Para uma faca caseira, 5 vezes de cada lado é o suficiente. Vire a pedra para o lado da granulação mais fina e repita o processo, só que dessa vez por somente três vezes. Agora vamos finalmente utilizar a bendita chaira. Coloque a chaira virada para baixo em um pano, pressionando para baixo. Posicione a lâmina 25 graus na parte superior do cano e a dessa passando toda a lateral da lâmina, sem pressionar. Passe de três a quatro vezes de cada lado da lâmina. 




Entenda que o que da fio a faça é o desbaste da lâmina na pedra de granulação grossa, depois a granulação fina afia essa lâmina, e a chaira somente finaliza o fio. Por isso só passar na chaira não resolve nada! Então faça o favor e mande esse link para os seus amigos para que finalmente eles entendam como se afia uma faca de forma correta!

Pessoal, a partir da próxima semana irei começar a falar de produção de alimentos, já que agora você já tem o mínimo de conhecimento de técnica de cozinha. Entenda que cozinhar não é somente o ato... Cozinha envolve técnica, envolve conhecimento histórico, químico, e matemático, tirando o amor e a paixão pela arte de alimentar as pessoas. Não olhe para a cozinha como um local para encher o seu bucho, mas sim o seio da estrutura da casa, onde você e sua família irão produzir o que irá dar energia para que todos vivam. Essa é a glória de cozinhar! Espero que tenham curtido o post e até semana que vem!

Obs: e lembrem-se: uma faca afiada faz um estrago muito maior na cara das inimigas! ;) (brincadeirinha)

You Might Also Like

0 comentários