Pesos e Medidas utilizados na cozinha Bem, eu passei pelo crivo da primeira postagem e voltei essa semana pra mais uma sessão de muit...


Pesos e Medidas utilizados na cozinha

Bem, eu passei pelo crivo da primeira postagem e voltei essa semana pra mais uma sessão de muita baixaria gastronomia com vocês. Bem, sem me delongar, hoje vamos conversar sobre pesos e medidas utilizados na cozinha. Muita gente reclama e acha que é pura frescura e preciosismo a utilização de um peso exato na produção dos pratos, e acham que medidas caseiras são mais eficientes e acessíveis. Criança, me fale uma coisa... Como você sabe que a xícara que você está utilizando tem a mesma medida que a xícara da pessoa que escreveu a receita? Você sabe diferenciar uma colher de mesa pra uma colher de sopa? E se essa colher estiver muito cheia? Ou se ela estiver muito rasa? Per favore ragazza!
Balança digital


Por isso, hoje você irá fazer uma das melhores aquisições da sua vida! Hoje você vai comprar uma balança digital. Você não quer cozinhar direito? Não quer que todas as suas receitas deem certo? Pois então! Não discuta comigo! Pegue seu dinheirinho, ou pessoa para mamãe e para o papai, ou obrigue seu namorado a te dar, ou roube da carteira da vovó, já que ela nem vai dar conta do furto mesmo, coitada... Dê seu jeito! Agora, se você gosta mesmo de receitas mais simples, você também irá adquirir um conjunto de xícaras medidoras profissionais, e um conjunto de colheres medidoras profissionais. Esses kits são bem baratos, e existem na opção mais em conta feitos de “prárdigu”, ou mais luxuosos feitos em aço inoxidável e emborrachados. Fica a sua escolha!

Entenda que cada ingrediente tem uma função específica na química e na física da receita, então a quantificação exata do ingrediente indica que a função de cada um acontecerá perfeitamente! E mais uma coisa: sabe aquele copo medidor que sua mãe comprou porque nele está especificadas quantidades de xícaras, ml, e até mesmo o peso em gramas? Pois é... defenestre pela janela mais próxima, pois aquilo ali é um engodo. NENHUM que eu encontrei possui a medida certa, normalmente o tamanho marcado de uma xícara corresponde a uma e quase meia, em ml a mesma coisa, e a pior parte é ele dar a gramatura... COMO ALGO VAI DIZER A GRAMATURA DE UM INGREDIENTE QUE ELE NEM SABE QUAL É????? O peso de qualquer cosia depende da sua massa! Pelo amor da Le Creuset! Jogue isso fora agora!
Eu sei que é tentador aumentar uma coisinha aqui e outra ali, já que a receita pode ficar mais gostosa com um pouco mais de manteiga, ou um pouco mais de leite... Não faça isso! Nunca! Se você não sabe pro que o ingrediente serve na receita, não modifique a receita original! E você que cozinha com xícaras e colheres, agora que você irá adquirir as profissionais com as medidas exatas (você vai sim! Larga de canhenguisse!) vai aprender a medir exatamente com esse material. Vamos passo a passo, pra você não vir depois reclamar que eu não tenho paciência, ta certo?
Comprar o material profissional (eu não vou falar isso novamente, tu ta me entendendo????);
Ler, reler e ler mais uma vez a receita;
Separar todos os materiais, ingredientes, pratos, formas, e pré-aquecer o fogão, se necessário;
Agora sim, vamos ao que interessa: veja na receita a quantidade de xícaras dos ingredientes. Se estivermos medindo secos, como a farinha, pegue o material do tamanho solicitado (1/4 de xicara, ½ xicara, ¾ de xicara, 1 xicara) e o encha com a ajuda de uma outra colher, nunca enfiando o medidor no próprio produto;


Coloque gentilmente a farinha no medido, SEM NUNCA PRESSIONAR. Encha-o ate que fique acima da boca;
Pegue uma faca e a passe gentilmente na boca do medidor, para que a o ingrediente que ultrapassou seja retirado e fique somente a quantidade exata solicitada;
Faça o mesmo com as colheres medidoras;
Seja feliz pra todo o sempre.
Simples, não? Então não me venha com chorumelas que sua receita não deu certo, ou ficou muito seca, ou muito molhada, ou desandou. Existem somente quatro motivos pra sua receita dar errado:
1 – Você não leu direito a receita, por isso esqueceu um ingrediente, pulou uma etapa ou não mediu direito os ingredientes.
2 – Seus ingredientes não estavam frescos, poderiam estar muito tempo abertos e perderam o seu poder químico ou estragaram. Sempre veja a validade e trabalhe com produtos recém-abertos.
3 – A receita que você esta utilizando está errada, já que foi testada de forma incorreta ou foi feita “no olho” e sabe-se lá como ela dei certo da primeira vez. Sempre pegue receitas em sites especializados, livros especializados. NUNCA pegue receitas de sites fuleiros ou que não possuem um profissional a frente, pois você ira gastar o seu material, fazer uma joça decrepita que ninguém vai conseguir comer e ficar frustrado por algo que, em partes, não é culpa sua.
4 – Todas as alternativas acima, adicionando que você talvez seja meio môca e ainda modificou a receita que já estava errada e conseguiu criar um alien, que irá nascer do seu forno e provavelmente irá devorar você e sua família e depois destruirá a cidade!
Ótimo que todos vocês entenderam a situação e não irão cometer os mesmos erros que cometiam até antes de lerem esse post, não é? Assim espero.
“Mas Sr. Gordo Escroto, eu gosto mesmo de procurar receitas em sites americanos ou europeus, que estão utilizando umas medidas que eu não sei nem quais são, e muito menos sei transformar pras medidas métricas utilizadas no Brasil!” Você é muito é ousada(o)! Não está sabendo cozinhar com as medidas brasileiras, já que passar pras medidas gringas que são totalmente imprecisas e chatas pra trabalhar. Tsc tsc... Vocês acabam com minha beleza ruiva e árabe, viu?! Mas o titio é muito legal e acordou de bom humor, então eu vou explicar pra vocês o que são medidas criadas pela coroa britânica na época que Dercy Gonçalves não conhecia palavrões. 



Ounces e Pounds. Onças e Libras. Unidades utilizadas nos EUA e na Europa para medir pesos e quantidades liquidas. São imprecisas, extremamente falíveis e um saco pra converter! Eu, mesmo seguindo a concepção americana de gastronomia, não consigo entender nem trabalhar com essas medidas sem um conversor do lado ou uma calculadora. Ounces (Oz) é uma unidade de medidas de fluidos que pode ser convertido para gramas ou mililitros, diretamente. 1oz representa 29.5735296 ml. Pounds (Lb) é uma medida de massa que normalmente só é convertido para gramas, já que normalmente não se consegue medir secos em uma proporção liquida. 1lb representa 453.59237 gramas. Se vocês colocar na internet “oz para gr”, “oz para ml” e “lb para gr” você ira encontrar sites que fazem essa modificação instantaneamente, sem dor nem sofrimento. Você perceberá que sempre os números serão quebrados, ai você arredonda sempre pra menos. Vocês também podem baixar no seu celular ou tablet apps de conversão! É bem mais fácil que calcular!
Pronto, a partir de hoje você já tem mais dicas para cozinhar de forma correta, sem explosões atômicas ou intoxicações criminais. Respeite a receita, respeite seus ingredientes! Se a receita tem aquela medida, é porque foi testado e deu certo assim! Você vai agora a tarde fazer aquelas comprinhas que conversamos acima, ou então eu vou rogar uma praga medonha que nunca mais um bolo vai dar certo na vida de vcs! Eu to falando sério! Na parte de confeitaria, procurem receitas que utilizem a medida dos ingredientes em gramas, pois a receita será mais precisa e terá 100% de chance de dar certo! Leiam e releiam a receita, separem os ingredientes de cada etapa de forma organizada para que não seja esquecido nada. Faça até uma ordem de utilização para que não haja confusão! Parece frescura, nas no final a sua receita irá sim dar certo!
Bem, espero que tenham gostado da nossa conversa de hoje. Eu irei falar de algumas coisas básicas de conhecimentos de culinária antes que possamos falar diretamente sobre produção de pratos, ok?! Tudo ficará mais claro e mais simples com esses pequenos conhecimentos que irão te ajudar e muito a produzir pratos maravilhosos! Um grande beijo e tenham uma ótima semana!

You Might Also Like

0 comentários